sábado, 29 de agosto de 2009

O Grande Dia

Chegou o grande dia. Após quase um ano de espera, era o dia de pegar o voo e ir desbravar o Velho Continente. Embarquei as 15h30 no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro em um voo da Air France com destino a Paris, que estava marcado para as 16h20. O voo, que durou cerca de 11 horas, foi longo e cansativo. Assisti 3 filmes, X-Men Origens: Wolverine, Sim Senhor e The International. Dormir que é bom nada, foram apenas 2 horas de sono.

Por volta das 8h da manha do dia seguinte desembarquei em Paris. Minha primeira vez em Paris durou pouco mais de 1 hora, uma pena. Tudo que fiz foi andar bem rápido pelo aeroporto Charles de Gaulle para pegar, do outro lado do aeroporto, minha conexão para Frankfurt. O avião era pequeno e tudo transcorreu bem. Em pouco mais de duas horas eu já estava pisando em solo alemão. Era o início do sonho.


A ansiedade, o nervosismo e a felicidade foram tomando conta de mim quando comecei a avistar, por todo o aeroporto, várias placas em alemão! Era tudo muito confuso, não estava entendendo quase nada, mas este desafio é o grande objetivo desta viagem. Porém, mais uma vez, não havia tempo a perder no aeroporto. Fui seguindo as placas que indicavam a estação de trem.


Depois de mais uma longa (longuíssima na verdade) caminhada pelo aeroporto com minhas duas malas que pesavam nada menos do que 32 kg cada uma cheguei à estação de trem. Sim, aqui na Alemanha tudo funciona, no aeroporto há estação de trem, bem como metrô. Tudo funciona de maneira integrada. O Terceiro Mundo ficou para trás, estou começando a me acostumar com isso. Comprei um bilhete com destino a Erlangen. Antes de pegar o trem, como não podia deixar de ser, comi um sanduíche com lingüiça frankfurter.


A viagem de trem, com conexão em Nuremberg, durou cerca de duas horas e meia, que foram destinadas ao sono e a paisagem. Chegando a Erlangen, a cidade na qual vou morar durante os próximos seis meses, encontrei minha amiga alemã Doris, que ficou de me buscar para me ajudar e mostrar a cidade. Primeiro fomos ao hotel, no qual vou ficar hospedado três dias, para deixar as malas. Como a cidade é pequena, é possível fazer quase tudo a pé.


Saí do hotel de bermuda e havaianas (sim, está calor aqui!) com Doris e Luiza (que chegou um dia antes de mim) para dar uma volta na cidade. Andamos pelo centro da cidade, que é onde fica todo o comércio, restaurantes, bares, cinemas, shopping e etc. Apesar de a cidade ser pequena (cerca de 120.000 mil habitantes) a estrutura é de cidade grande, com várias opções de lazer. Andamos pela avenida principal, passamos por alguns parques e castelos(!). Castelos esses que hoje em dia em grande parte abrigam instalações da Universidade na qual vou estudar.


Paramos em um restaurante, que só depois fui perceber que era italiano. Mas tudo bem, não vão faltar oportunidades para comer comida alemã por aqui. Comi uma pizza de peperonni com cogumelos.


Mais tarde, quando começou a escurecer e ficar mais frio, voltei para o hotel. Detalhe: aqui, nesta época do ano, só escurece entre 20h30 e 21h! Bom demais! Isso porque já está no final do verão...ouvi dizer que o sol brilhava até bem mais tarde no auge do verão! Chamaram-me para uma festa neste meu primeiro dia e eu iria, mas não agüentei e acabei dormindo! Era necessário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário