quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Balanço Geral pt.1


Mal pisquei os olhos na Europa e já se passaram tres meses desde que eu cheguei aqui! Para ser mais preciso, 103 dias no total. Dias estes que passaram rápido pois foram muito bem aproveitados. E tudo que é bom passa rápido. Nesta primeira metade tive a excelente oportunidade de estudar em uma Universidade Alema, a Friedrich-Alexander-Universität-Erlangen-Nürnberg. Pois é, o nome é bem complicado. Tao complicado quanto os meus primeiros dias aqui, tendo que me virar neste país que fala esta língua estranha.


Porém era este o tipo de desafio que eu buscava. Lembro-me bem do início da viagem, quando vim morar em uma moradia estudantil, ao mesmo tempo em que começava o curso intensivo de alemao, em setembro de 2009.


Estes dois fatos ajudaram muito no início. Ao mesmo tempo que eu estudava a língua na escola, eu a praticava com os meus vizinhos alemaes. Já tendo experiencia com este tipo de viagem para o exterior, com o tempo eu fui fazendo amizades, principalmente no curso, já que todos eram estudantes internacionais como eu, buscando a adaptaçao a um país estrangeiro.


Passado o curso, as amizades se solidificaram e, ao invés de andarmos sempre em grupos de 20 ou 30, ficamos em grupos menores, porém mais verdadeiros. E foi com este meu grupo de amigos que eu fiz a primeira grande viagem por aqui. Fomos para Praga! Dias e noites maravilhosos.


Já com o alemao afiado, era hora de iniciar os estudos propriamente ditos na Faculdade de Direito. E assim tem sido pelos últimos meses, com aulas de Direito, Alemao e Frances durante quatro dias na semana. Algumas aulas complicadas, outras mais simples. Mas com o tempo vai melhorando.


Estou na Europa. Tenho que aproveitar todo o tempo possível para desfrutar de toda a cultura que este continente tem a oferecer. E foi por esta razao que eu montei meu horário de modo a nao ter aulas as sextas-feiras. Assim sempre tive um final de semana prolongado. E foi durante estes vários finais de semanas que eu aproveitei para conhecer, além da Alemanha, países como Inglaterra, França, República Checa, Áustria e Eslováquia, as cidades de Londres, Berlin, Paris, Praga, Viena, Bratislava, Würzburg, Bamberg, Linz, Nürnberg e Munique.


Como se tudo isso nao fosse suficiente, eu ainda tive a sorte de estar com meu melhor amigo em Londres e com minhas primas em Berlin e Paris, o que ajudou nas minhas estadias nestas capitais.


Resolvi escrever este balanço na metade da viagem para mostrar o quanto eu estou aproveitando esta viagem e para mostrar o quanto eu sou grato aos meus pais por me proporcionarem uma experiencia mais do que única como esta. Sem eles nada disso seria possível. No momento eu só tenho mais uma coisa a dizer: Obrigado, eu amo voces!



Nenhum comentário:

Postar um comentário