quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Paris!!!!!! pt.1






















Cheguei a Paris!! Eram cerca de 6 horas e pouco da manha. Eu estava no ponto final de uma das 14 linhas de metro de Paris. Peguei o papel onde eu havia anotado as direçoes que Renata me passou e fui pegar a primeira linha! Depois de duas conexoes, saí na estaçao de Vaugirard e fui procurar a rua onde ela mora. Após uns vinte minutos de encontros e desencontros eu finalmente achei.




Porém, chegando lá, o primeiro "problema". O nome dela nao constava no interfone e eu nao sabia qual era o apartamento onde ela mora. O jeito foi ficar gritando "Renata, Renata!" do lado de fora do prédio. Nao demorou muito e um amigo dela, Guilherme, me ouviu gritando e a chamou! Assim pude entrar no prédio.




Nao havia tempo a perder. Após tomar um café da manha, saí para ir conhecer Paris. Como Renata e quase todo mundo tinha aula hoje, saímos eu e Guilherme, que também está aqui a passeio. Pegamos o metro e fomos até o Invalides. Lá visitamos o Musée d'Armée (Museu do Exército). É interessante, fala sobre as guerras. O ponto alto é a visita ao túmulo de Napoleao. Eu, assim como todo mundo, me curvei para ve-lo. Também há uma catedral neste complexo do museu.





Após esgotarmos o museu, cruzamos o Rio Sena pela ponte Alexandre III, passamos pelo Grand Palais e pelo Petit Palais. Chegamos até a Champs-Elysée. Do meu lado esquerdo estava o Arco do Triunfo. Do meu lado direito a Place de la Concorde e, depois, o Musée du Louvre. Nao foi difícil tomar uma direçao. Escolhi logo virar a direita.





Primeiro passei na Place de la Concorde, onde há um obelisco, uma roda gigante, chafarizes e museus em volta. Após uma olhada rápida, cheguei ao Jardin de Tuileries. Fui caminhando por ele em direçao ao Musée du Louvre. Chegando ao museu, fiquei impressionado com tamanha obra arquitetonica. O Louvre, do lado de fora, já é uma obra de arte singular. Principalmente porque une a arquitetura clássica do Palácio do Louvre com as piramides modernas localizadas na entrada.





Se do lado de fora eu já havia me impressionado, eu mal podia esperar para ver o lado de dentro. O meu plano era passar o resto do dia de hoje dentro do museu, que foi fundado a mais de 200 anos atrás e ocupa uma área de 156.400 metros quadrados. Porém, descobri que o museu está em greve! Gastei meu frances e descobri com um funcionário que hoje haverá uma reuniao do sindicato com o Ministério para tentar resolver este impasse. Para mim restou torcer para que o museu abra amanha!





Era hora de desbravar o resto de Paris entao! Peguei um metro e fui visitar a Igreja de Notre Dame, uma das mais famosas do mundo. Eu posso afirmar que gostei, mas com certeza nao é nem de perto uma das Igrejas mais bonitas que eu já vi. As Catedrais de Praga, Berlin e Bamberg, por exemplo, sao muito mais bonitas.





A parada seguinte foi o Moulin Rouge! Paseei bastante por esta área, tirei foto no Moulin Rouge e fui até o cemitério de Montmartre. Depois decidi ir caminhando pela cidade, sem rumo certo, para sentir bem o ambiente de Paris. Após passar pela Igreja Madeleine, algumas praças, monumentos e diversos prédios interessantes, acabei de volta na Place de la Concorde. Fui entao andando por uma rua lateral, cheia de lojas de souvenirs até o Louvre novamente.





Foi excelente, pois tive a oportunidade de ver o Musée du Louvre a noite, com a iluminaçao e, principalmente, a piramide iluminada! Ficou tudo ainda mais lindo! E a boa notícia: o museu estava aberto! Porém, já eram quase 18h, nao valia mais a pena eu entrar hoje, pois combinei de encontrar Renata por volta das 19h. Entao peguei o metro e voltei para "casa".





Jantamos e nos preparamos para sair. Fomos em um Irish Pub em uma regiao bem bonita de Paris. Fomos eu, Renata, Juliana e Guilherme. Depois passamos na Creperie mais tradicional de Paris para comer um crepe! Estava magnífico! Era hora de voltar para casa e descansar. Estava exausto, depois de uma viagem de 14 horas e um dia inteiro de passeios! Mas que dia maravilhoso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário