terça-feira, 24 de novembro de 2009

Olhares estrangeiros


Bastou um dia para entender o que meu melhor amigo, Fábio Werneck, está absorvendo nessa experiência imensurável que ele está vivendo. Acho que esta terça-feira conseguiu sintetizar claramente o que é Intercâmbio, em todos os sentidos.


Após idas a mercados locais, nos intervalos de aula do Herr Fábio, começamos a rotina básica de Erlangen: Jantar com molho de Cogumelo+ Bicicleta + Pubs + Zirkel + Kebab noturno. Contar somente o que foi feito não diz muita coisa, mas como foi feito que traz a graça da coisa. Um jantar aqui na acomodação do Fábio é de fato uma refeição, não somente alimentícia, mas também cultural. Existe um número enorme de pessoas que entram e saiem da cozinha, trazendo não somente seus condimentos, mas sim suas pitadas de cultura e de líguas diversas. O resultado da refeicão é uma salada de experiência de vida.


A rota tradicional para o centro, feita em cima de possantes bikes, é uma confusão de informações por segundo, pois não bastasse o olhar atento a cada casinha alemã ou parques locais, nós temos o sotaque irlândes de nossos amigos, a tentativa de francesas falarem inglês e de brasileiros entenderem tal tentativa haha. Obviamente a rota de volta é muito mais emocionante, com direito a visão embaçada de muitos embriagados no volante, ou melhor, no guidon (sem falar nas proezas de alguns em dar frontflips com a bicicleta).


Andar em Erlangen é esbarrar em estudantes a cada minuto e, necessariamente, em alguem conhecido a cada 15 minutos. Foi o caso quando encontramos Antoine, amigo francês do Fábio, que foi basicamente arrastado para noitada do dia (muito fácil subornar um francês com vinho tinto barato).


Após toda odisseia de chegar na boite bombante do dia, Zirkel, nada nos espera a não ser mais um "mix" 'de idiomas, cultura e diversão. Logo depois de muitos entoarem as músicas alemãs locais, reunimos o pouco de forças que nos sobrava para podermos encarar o longo caminho de volta para casa, parando para um lanche da madrugada, certamente (obrigado turcos, por inventarem o Kebab).


Erlangen é isso, saber que existem pessoas muito diferentes de você ou, ainda, de perceber que existem outras que pensam da mesma forma, mesmo que não entenda uma vírgula da sua língua ou de sua cultura. É entender o que de fato a origem da palavra Estudante, que vem do latim"Alere", que significa crescer, nutrir. Sei que o Fábio, assim como eu, vai crescer absurdamente com essa experiência, fazendo com que ele chegue no Brasil não somente como um estudante carioca, mas sim um cidadão do mundo.


O resultado após um dia normal em Erlangen? A foto do post já vale muito mais que mil palavras.


Bernardo Doutel

Nenhum comentário:

Postar um comentário