quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Orientation day



Acordei cedo, tomei banho no banheiro comunitário, comi um sanduíche e saí. Levei 15 minutos para chegar à universidade de bicicleta. Cheguei às 9h em ponto. Entrei na sala, me apresentei, peguei vários papéis e fui sentar. Havia cerca de 25 alunos estrangeiros. Porém, como estamos divididos em quatro grupos, deve haver uns 100 alunos estrangeiros vindo estudar aqui esse período.


Houve um discurso de boas vindas e preenchemos vários formulários, como, por exemplo, o de permissão para residência em Erlangen, abertura de conta em banco, etc. Após duas longas horas saímos da sala para dar uma volta na cidade e cumprir o resto do programa.


Finalmente comecei a conhecer outros estudantes por aqui. Tem gente de vários países diferentes, mas a maioria da Europa. França, Itália, Dinamarca, EUA, Bósnia, Espanha e Irlanda, entre outros. Almocei pela primeira vez no refeitório dos estudantes. A comida é bem razoável, barata e há algumas opções.


Após o almoço fomos ao escritório do seguro de saúde público alemão, mas como eu já havia feito daqui do Brasil um seguro para a Europa eu não precisei fazer este. Quando fomos liberados já eram cerca de 15h.


Levei meus novos amigos na Kaufland, que eles ainda não conheciam. Alguns aproveitaram para comprar travesseiros e coisas de casa. Saindo de lá fomos até o Wonheim de outros estudantes, que fica no centro. Lá contamos histórias, demos muitas risadas e até assistimos a um DVD de sobre como montar uma piscina de plástico! Histórico...


Fomos a um Biergarten de uma cerveja local. A cerveja é fermentada e preparada no próprio local onde estávamos bebendo, há mais de 400 anos! Aproveitei para comer a comida tradicional alemã. Wurst und Karttofeln Salat. Linguica e salada de batata. Perfeito. Quem vier me visitar com certeza conhecerá este local!


Fomos embora quando começou a escurecer. Fiquei sabendo que há um bar no “porão” aqui do prédio que só funciona as quartas-feiras (hoje!). Não havia tempo a perder. As 22h lá estava eu com alguns estudantes do meu curso que moram aqui no meu prédio. Aos poucos foi chegando mais gente do prédio. Foi ótimo porque conheci todo mundo que mora aqui. Há vários estrangeiros e vários alemães. As 2h da manhã fui deitar, pois tenho que estar às 9h45min em outro local da universidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário